quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Disciplina é Importante.

Entre muitos outros, a disciplina é um dos maiores ensinamentos que podemos dar aos nossos filhos. É uma postura que tomamos diante do nosso dia a dia que facilita, motiva, dá ordem às coisas.

A disciplina possibilita uma rotina organizada, saudável e, embora tenha um tom de rigor, na medida em que define princípios, estabelece métodos, contribui imensamente para o melhor funcionamento das atividades.

Uma criança que recebe desde cedo um conjunto de regrinhas cria uma disposição diferente e, na constância das atividades, torna-se mais organizada, mais centrada, mais determinada. Essas ferramentas são muito, muito ricas para toda a vida!

Além disso, uma casa onde a ordem e os valores são exercitados no dia a dia é com certeza um ambiente mais leve, menos confuso, onde aquela “loucura” tão mencionada pelos pais, principalmente aqueles que tem um número maior de filhos é mais suave.

Um cotidiano organizado estabelece de tal forma uma rotina mais tranquila que tanto os pais quanto as crianças se sentem melhores e aproveitam melhor cada momento.

Horinha de dormir significa respeito pela saúde do corpo, o que a criança entende pela vivência, e não por cumprir uma regra chata. Lugar e horinha estabelecidos para comer, como se portar à mesa e a escolha dos alimentos também fazem parte da disciplina e são formas de respeito. Estar limpinho, arrumado... Ter um quarto em ordem, brinquedos organizados fazem render mais a brincadeira, a forma mais gostosa de aprender que existe!

O respeito com o cumprimento das suas atividades, aulas, professores e adultos é parte muito importante da disciplina.

Não se esqueça nunca de apontar para os pequenos as vantagens do cumprimento das regrinhas, seus resultados, e nem de elogiar cada ganho e tarefa realizados até que passem a fazer parte do seu comportamento.

Em um lar onde se aplicada á disciplina de verdade, ela não é exigida como um fardo pesado. Ela acontece de maneira natural , gostosa e verdadeira.

Quando a criança percebe que o que é dito é cumprido, que as atividades dentro de casa acontecem numa ordem serena e estável, automaticamente se sente mais segura e certamente pode se desenvolver de maneira mais saudável e crescer mais bem preparada para o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário